domingo, 29 de agosto de 2010

Plebiscito Popular pelo limite da propriedade da terra - Informe-se e lute!

No Brasil  um  dos  grandes  responsáveis  pela miséria  e  a  fome  que  ainda  persistem  é  a  concentração  da propriedade  da  terra  . O  Censo Agropecuário  de  2006,  feito  pelo  IBGE, mostra  que  dos  5 milhões  de estabelecimentos agropecuários no Brasil, 2,5 milhões  têm menos de 10 hectares e ocupam 2,36% do território do Brasil. Na outra ponta, menos de 1% dos estabelecimentos  rurais  (47 mil), com área acima de 1.000 hectares ocupam 44% do chão Brasileiro.

Em Sergipe a história é igualzinha 64,5% (41.604 imóveis rurais) de todas as propriedades agrícolas em nosso estado, são na verdade sítios pequenos com menos de 30 tarefas, ocupando 8,83% (139.539,1 ha) da área do nosso  estado.  Já  no  lado mais  gritante,  os  fazendeiros  concentradores  de  terras  sergipanas  são  0,14  (91 fazendeiros  latifundiários) e dominam 10,14%  (160.268,9 ha) da  terra do Cacique Serigy.

Essa histórica aberração  tem que  ter fim. É preciso estabelecer um  limite para a propriedade da  terra se o Brasil quiser  fazer  valer  um  dos  objetivos  fundamentais  da  república  que  é  o  de  “erradicar  a  pobreza  e  a marginalização e  reduzir as desigualdades  sociais e  regionais”  (artigo 3º,  inciso  III da Constituição).

Por  isso o Fórum Nacional Pela Reforma Agrária e  Justiça no Campo está propondo a  realização de um Plebiscito  Popular,  para  que  os  cidadãos  e  cidadãs  deste  país  se  manifestem  sobre  a  necessidade  e  a oportunidade de  se estabelecer um  limite à propriedade da  terra.

Em Sergipe

Em Sergipe o plebiscito acontecerá em várias cidades como Aracaju, Laranjeiras, Itabaiana, Lagarto, Estância e São Cristóvão.

O lançamento do plebiscito acontece na segunda-feira (30/08) com ato pela manhã na praça Fausto Cardoso às 8:00hs.

Na terça-feira (31/08) no campus da UFS em São Cristóvão acontecerá um cortejo pelos corredores (9:30hs) convidando estudantes, professores e servidores para um debate sobre o tema do plebiscito que acontecerá às 10:30hs.

A partir de quarta-feira as urna abrirão em diversos locais, incluindo alguns terminais de integração em Aracaju e a votação será encerrada no dia 07 de setembro. Assim que estiverem disponíveis as informações de onde estarão as urnas e em que dia e horários divulgaremos, fique de olho.

Caso você queira construir o Plebiscito na sua cidades e/ou bairro entre em contato conosco através do email: psol50sergipe@gmail.com

E o PSOL?!

O PSOL apóia integralmente o plebiscito e luta por sua realização e sucesso em todo o Brasil, aqui em Sergipe participamos do seminário estadual que debateu e encaminhou a realização do plebiscito e estamos diretamente envolvidos nas urnas de Aracaju, Estância, Lagarto, Laranjeiras e nos 4 campi da UFS (Saúde/HU, São Cristóvão, Laranjeiras e Itabaiana).
Além disso usaremos parte do nosso espaço na propaganda de rádio e TV para divulgar o plebiscito seguindo o exemplo de Plínio de Arruda Sampaio, nosso candidato a presidente.



Na internet

Existe ainda várias formas de ajudar o plebiscito, seja divulgar esta postagem do blog Sergipe Socialista e/ou clicando e divulgando os links abaixo:
Ouça e divulgue o programa de rádio produzido aqui em Sergipe sobre o Plebiscito:





Divulgue essas informações, vote e construa o plebiscito!
Participe da luta por um Brasil mais igualitário, participe da luta contra o latifúndio e pela Reforma Agrária!

Nenhum comentário:

Postar um comentário