sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Nota Pública do Diretório Estadual do PSOL de Sergipe.

           O Diretório Estadual do PSOL, reunido extraordinariamente no dia 30 de setembro de 2010, às 18h, avaliou os fatos e denúncias envolvendo a sua candidata ao governo do estado, Professora Avilete.

Tais fatos vêm ocorrendo ao longo da campanha, e correspondem ao afastamento da candidata do que rege o programa, estatuto, deliberações nacionais e estaduais, e inclusive a carta compromisso assinada pela própria candidata na convenção estadual do partido.

Nos últimos dias, a situação se agravou quando a candidata substituiu o programa de governo do partido protocolado junto ao TER por outro de sua própria autoria. Além de vir reproduzindo em debates e entrevistas posicionamentos críticos típicos da direita conservadora, associando a imagem do PSOL a essa direita, o que acarretou, inclusive, no uso de imagens da própria candidata nos programas de TV do DEM. Suas atitudes e posturas foram agravadas ainda mais nos programas e no último debate entre os candidatos ao governo, onde a Professora Avilete se referiu à candidata à presidência pelo PT, Dilma, como uma terrorista, e posicionando-se contra a legalização do aborto. Aliando-se à direita mais conservadora do país, contrariando a ética, o estatuto, o programa e demais resoluções do partido.

Diante dessas graves atitudes, os membros presentes do Diretório Estadual do PSOL em Sergipe, decidiram por unanimidade retirar a candidatura ao governo, representada pela Professora Avilete, desautorizando-a a se pronunciar em nome do partido; e afastando-a do partido até que o Diretório Nacional julgue seu processo de expulsão, que será encaminhado pela comissão de ética estadual. 

Finalmente, com base na Conferência Eleitoral Estadual do PSOL, realizada em março de 2010, que deferiu pela Frente de Esquerda do PSOL com o PSTU e o PCB e na necessidade dos lutadores e militantes sociais expressarem com seus votos sua oposição tanto ao governo Déda como a seu opositor de direita, João Alves, além do voto nos candidatos ao senado, a deputado federal e deputado estadual do PSOL, indicamos o voto nos candidatos ao governo e ao segundo senador do PSTU ou do PCB. Para presidente vote Plínio 50.

Heitor Pereira Alves Filho
Presidente Estadual do PSOL de Sergipe
Aracaju, 30 de setembro de 2010.


quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Repudiamos a postura de Avilete – Carta Aberta ao Povo Sergipano

A Executiva Estadual de Sergipe do PSOL, de modo unanime, vem a publico, em respeito à juventude e aos trabalhadores sergipanos, em particular aos que lutam contra todas as formas de exploração e opressão, afirmar que varias posições defendidas pela candidata ao governo do estado pelo PSOL, Professora Avilte, suas atitudes internas no partido e com os partidos da Frentede Esquerda não condizem com as posições políticas e éticas do PSOL.

Em debate entre os candidatos realizado no dia 28 de setembro de 2009, referiu-se à candidata à presidência da republica do PT Dilma como terrorista.
Entendemos que todos os que lutaram contra a ditadura militar merecem o respeito do povo brasileiro a despeito de suas posições políticas atuais e, além disso, tal postura soma-se à direita mais conservadora de nosso país.

Nossas criticas a candidata Dilma dizem respeito a ela hoje representar um governo que governa em nome do capital, mantendo a subordinação de nosso pais as políticas imperialistas, defendendo os interesses do latifúndio e demais capitalistas em detrimento às reivindicações dos trabalhadores.

Quando a candidata Professora Avilete, em sua propaganda eleitoral defende posição contraria à discriminalização do aborto vai de encontro as resoluções do Congresso Nacional do PSOL, do Coletivo Nacional de Mulheres do PSOL, do Congresso Estadual do PSOL e contra as próprias mulheres vitimas dessa criminalização.

A postura da candidata nos debates entre os candidatos ao governo do estado fazendo coro com o candidato João Alves do DEM vai de encontro as resoluções congressuais do PSOL que coloca o partido em oposição ao governo da coligação petista, aos demais partidos da base de apoio do governo Lula e demais partidos de direita, o que inclui o DEM do candidato João Alves. O PSOL é uma oposição de Esquerda : Nem Deda, nem João.

Executiva Estadual de Sergipe do PSOL

Heitor Pereira Alves Filho
Presidente do Diretório Estadual

Odair Ambrósio
Vice-Presidente do Diretório Estadual

Dalvacir Azevedo Gois
Tesoureira do Diretório Estadual

Danilo Santana
Secretario do Diretório Estadual
Aracaju, 29 de setembro de 2010

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Na reta final da campanha... Você Tem Opção! Você tem o PSOL!

Faltam poucos dias para o fim do processo eleitoral. A partir de domingo estaremos livres de tantos barulhos, bandeiras, panfletos e discursos repetitivos no horário do almoço. Será o fim da grande festa da democracia. A democracia que dura apenas três meses e nos submete ao voto, puro, seco, na maioria das vezes desinteressado e desinteressante. As candidaturas socialistas, que se propõem a uma ruptura radical com a sociedade em que vivemos, através das lutas dos trabalhadores organizados, também participaram dessa farsa. Para que fizeram isso? Acaso acumularam forças? Fizeram-se ouvidas?

            Nós, militantes do PSOL, não acreditamos nas eleições como fim de nossa luta, mas como uma trincheira importante de disputa e inserção, seja na resistência contra a violência institucional imposta pelo estado, como os pesados tributos e a brutalidade policial sofrida pelo povo pobre, seja no apoio às mais diversas batalhas contra o capital, através das ocupações, piquetes, greves, passeatas e todas as formas legítimas de luta por direitos, por transformação social. Dessa forma, o convite para continuarmos na luta dia após dia, independente das eleições, está mantido. Mas, nesse momento, queremos abrir um diálogo importante sobre a opção do voto.

            Os brasileiros irão às urnas em peso. As eleições, além de obrigatórias quanto à presença, movimentam um mercado gigantesco (observemos bem o papel da mídia e as campanhas milionárias bancadas pelos empresários). Não podemos desconsiderar esse envolvimento da população nas eleições. Assim como o discurso do “vou fazer para você” não deve ser o único apresentado. Temos de aproveitar as brechas para demarcar uma alternativa. Uma alternativa de esquerda e socialista. Queremos, então, apresentar um projeto onde os trabalhadores conquistem seus direitos e aspirações através da sua organização e luta, e não à espera de um “super herói” ou “salvador da pátria”. Já chega de dominadores! Nós sabemos o que é melhor para nós!

            Por conta disto devemos votar PSOL - 50. Não porque achamos que nossas vidas vão mudar completamente com projetos de leis ou gabinetes que servem de cabide de emprego. Mas porque apostamos numa cultura política ética e na ocupação do estado como tática para reforçar a nossa luta nas ruas, no campo e na cidade. Não adianta criticar a ordem estabelecida, a democracia, os latifundiários, os empresários de transporte, e votar neles ou nos candidatos que eles financiam. É preciso ser coerente. O voto útil já não cabe mais. Parece que se estamos num prédio em chamas nos contentamos a decidir se pulamos do 6º ou do 8º andar. Entre o ruim e o péssimo.

            Esse voto servirá, entre outros elementos, como um ponto importante de análise sobre os ganhos e perdas de se participar de um jogo onde não escolhemos as regras e elas são desiguais. Em breve poderemos fazer um balanço sobre este processo e elencar os próximos desafios da esquerda. Com calma responder às questões colocadas no início desta conversa. Nessa reta final, contudo, chamemos todos à reflexão consciente para no dia 03 de outubro darmos uma resposta à altura para a classe dominante. Você Tem Opção! Você tem o PSOL!

Candidaturas por um Sergipe Socialista

Plínio (Presidente) - 50
Atamário (Senador) – 500 
Marcélio Oliveira (Dep. Federal) – 5050
Alexis Pedrão (Dep. Estadual) – 50500




quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Candidato a vice-presidente do PSOL em debate na capital.


Lutadores e Lutadoras,

O PSOL vem a público convidar todos os lutadores do povo e do socialismo, para conhecer melhor o nosso Partido.

e com o Esse sábado, dia 25, iremos realizar uma mesa com o tema: "Porque se organizar no PSOL, no Brasil e em Sergipe." Com a presença do nosso candidato a vice-presidente HAMILTON ASSIS e o presidente estadual do PSOL Heitor Pereira. Logo após o debate, acontecerá uma cerimônia simbólica com alguns companheiros que irão se filiar ao PSOL.

O evento acontecerá no SÁBADO (dia 25) ás 9 horas no auditório do Sindprev (Rua Vila Cristina 222, em frente à Antiga Atlética) e todos os simpatizantes e lutadores do povo estão convidados.

O que-PSOL- porque se organizar nesse partido?
Quando- Sábado, dia 25 de setembro, às 9 horas
Onde- Auditório do Sindsprev. rua vila cristina 222, em frente á antiga atlética

Contatos:

Mike- 98235715
Dalvacir- 8811 0621

Saudações socialistas

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Botando uma ideia (#3) com Alexis Pedrão - Dep. Estadual 50500 (Legalização das Drogas)



O programa "Botando uma ideia", com Alexis Pedrão 50500, chega a sua terceira edição. Neste programa Alexis aborda a polêmica questão da Legalização das Drogas.

O programa "Botando uma ideia" é um programa semanal que foca um tema a cada edição. Depois da sua Apresentação (#1), de debater o socialismo (#2) e Legalização das Drogas (#3) na próxima semana, o candidato irá abordar questões como educação (#4), juventude, cultura e outras questões. Aguarde e confira um novo vídeo a cada semana.

Programa #1: http://youtube.com/watch?v=4yjgdY...
Programa #2: http://youtube.com/watch?v=qHSV9QfXKAY
Canal no youtube: http://www.youtube.com/sergipesocialista
Nosso blog: http://sergipesocialista.blogspot.com
Plínio 50: http://plinio50.com.br/

sábado, 18 de setembro de 2010

Botando uma ideia (#2) com Alexis Pedrão - Dep. Estadual



O programa "Botando uma ideia", com Alexis Pedrão 50500, chega a sua segunda edição. Neste programa Alexis aborda uma questão fundamental: "Porque disputamos as eleições e a importância de colocar o socialismo em debate".

Na próxima edição o nosso candidato do PSOL irá tratar sobre Educação. Assunto o qual falou com grande tranquilidade, pois ao ser merendeiro escolar e estudante da UFS, conhece de perto a situação da educação em Sergipe.

O programa "Botando uma ideia" é um programa semanal que foca um tema a cada edição. Depois da sua Apresentação (#1), de debater o socialismo (#2) e Educação (#3) na próxima semana, o candidato irá abordar questões como Legalização das Drogas (#4), juventude, saúde, moradia, cultura e outras questões. Aguarde e confira um novo vídeo a cada semana.

Programa #1: http://www.youtube.com/watch?v=4yjgdY...
Canal no youtube: http://www.youtube.com/sergipesocialista
Nosso blog: http://www.sergipesocialista.blogspot...
Plínio 50: http://plinio50.com.br/

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Venha construir um Sergipe Socialista!

As candidaturas por um Sergipe Socialista de Plínio presidente, Atamário senador, Marcélio federal e Alexis Pedrão estadual te convidam para juntos organizarmos essa reta final da campanha eleitoral. Panfletagens, debates temáticos, participação em plenárias e assembléias, realização de atividades culturais e muito mais está previsto nas nossas agendas e você também pode contribuir! Essas candidaturas se propõem muito mais que representar o povo. Queremos impulsionar a auto-organização e a ação direta da militância.

Queremos discutir um projeto para o Brasil e para Sergipe construído pela mão dos trabalhadores e trabalhadoras!

Por isso a participação de cada um, de forma coletiva e organizada, é fundamental. Estaremos nessa quinta-feira (09/09) às 19h, no SINDIPETRO, realizando uma reunião com todos os apoiadores e apoiadoras da nossa campanha para elaborarmos conjuntamente as nossas ações para esse mês.

Vamos nos engajar! Transformar nossa indignação em ação. Demonstrar na prática que é possível disputar as consciências do povo para uma proposta alternativa de sociedade sem acordos com os patrões, nem financiamentos empresariais. Para que mais na frente possamos colher os frutos dessas sementes que agora plantamos e a organização socialista no estado de Sergipe e no Brasil possa vigorar com força e esperança.

Você Tem Opção!
Partido Socialismo e Liberdade – PSOL – 50
Plínio Presidente!
Por um Sergipe Socialista!

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Botando um idéia... - Especial sobre o plebiscito popular pelo limite da propriedade da terra

As nossas campanhas estão integralmente envolvidas na construção do plebiscito popular pelo limite da propriedade da terra.

Para que você entenda melhor qual a necessidade do plebiscito, como ele se organiza e como o PSOL está engajado na sua construção preparamos um "Botando uma idéia..." especial sobre o plebiscito.
Veja o vídeo, se informe, questione e construa.



Matéria relacionada: Plebiscito Popular pelo limite da propriedade da terra - Informe-se e lute!

domingo, 29 de agosto de 2010

Lançamento: Comitê Sergipe com Plínio 50! Quarta-feira!

"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".
(Eduardo Galeano)
Nesta quarta-feira, às 19 horas (1º de setembro) será realizado o lançamento do Comitê Sergipe com Plínio 50.
É notório que, hoje, as três candidaturas queridas da grande mídia, das corporações e oligarquias não representam diferenças fundamentais, nem avanços substancias na construção de um projeto popular para o Brasil.
Se é correto afirmar que Dilma, Serra e Marina não são iguais, também é correto afirmar que a polarização que existe entre eles está no marco do capitalismo dependente, que só gera subdesenvolvimento e apartheid social. Nesse jogo, o povo só tem a perder.
A candidatura de Plínio tem a possibilidade de aglutinar e representar um projeto alternativo, de transformação social radical.
O lançamento contará com uma mesa de abertura composta por:
Professora Sônia Meire de Jesus (educadora popular, professora doutora do DED-UFS)
Antônio Góis, o Goisinho (fundador da CUT e do PT, ex-vereador do PT 2000-2004)
Maurício Gentil (vice-presidente da OAB-SE)
Professor Romero Venâncio (professor da Escola Nacional Florestan Fernandes e do DFL-UFS)
Traga suas idéias, sua contribuição militante! Venha construir um comitê autônomo!
Quando? 01/09 - quarta-feira, às 19 horas
Onde? Sindicato dos Bancários

Fonte: Recebido por email

Esta ação está sendo promovida por pessoas que não são militantes do PSOL e apoiam Plínio. Tal atividade como outras no mesmo sentido terão sempre nosso total e irrestrito apoio, passe ela por dentro do PSOL ou não, o mais importante é construir um projeto socialista para o Brasil.

Descaso com os trabalhadores de Laranjeiras - A volta da lixeira!

Jogue no lixo a velha política!

No ano passado (2009) tambem no mes de agosto, foi divulgado através de uma corrente de email varias fotos denunciando a formação de uma lixeira nas proximidades do Conjunto Manoel do Prado Franco na cidade de LARANJEIRAS-SE, depois de saber da divulgação das imagens a administração municipal, mandou enterrar o lixo mascarando o problema. Lamentavelmante e de forma irresponsavel voltaram a despejar lixo no mesmo local.

Por entender que não podemos nos calar diante deste crime ambiental na ultima terça-feira (24/08/10) o Ministerio Publico foi comunicado do fato. Esperamos que com a ação na justiça possamos ter a solção deste problema, pois se não houver coleta regular de lixo e continuarem jogando lixo no mesmo local os moradores estarão condenados a sofrer com a proliferação de moscas, ratos, e outras pragas, expostos a varias doenças além da contaminação dos lençois freáticos e do RIO COTINGUIBA.

Gostariamos de chamar a atenção para o fato de que mesmo a prefeitura mantendo um contrato bastante oneroso com uma empresa de coleta de lixo, tal problema esteja ocorrendo na cidade de Laranjeiras. QUAL A JUSTIFICATIVA PARA ISTO??
PEDIMOS A SUA AJUDA NO SENTIDO DE DIVULGAR AO MAXIMO ESTAS INFORMAÇÕES, PARA QUE POSSAMOS TER O MAIS RAPIDO POSSIVEL A SOLUÇÃO DESTE GRAVE PROBLEMA.
VEJA ABAIXO AS FOTOS DO NOVO LIXÃO QUE SE FORMA EM LARANJEIRAS:



Fonte: PSOL/Laranjeiras

Plebiscito Popular pelo limite da propriedade da terra - Informe-se e lute!

No Brasil  um  dos  grandes  responsáveis  pela miséria  e  a  fome  que  ainda  persistem  é  a  concentração  da propriedade  da  terra  . O  Censo Agropecuário  de  2006,  feito  pelo  IBGE, mostra  que  dos  5 milhões  de estabelecimentos agropecuários no Brasil, 2,5 milhões  têm menos de 10 hectares e ocupam 2,36% do território do Brasil. Na outra ponta, menos de 1% dos estabelecimentos  rurais  (47 mil), com área acima de 1.000 hectares ocupam 44% do chão Brasileiro.

Em Sergipe a história é igualzinha 64,5% (41.604 imóveis rurais) de todas as propriedades agrícolas em nosso estado, são na verdade sítios pequenos com menos de 30 tarefas, ocupando 8,83% (139.539,1 ha) da área do nosso  estado.  Já  no  lado mais  gritante,  os  fazendeiros  concentradores  de  terras  sergipanas  são  0,14  (91 fazendeiros  latifundiários) e dominam 10,14%  (160.268,9 ha) da  terra do Cacique Serigy.

Essa histórica aberração  tem que  ter fim. É preciso estabelecer um  limite para a propriedade da  terra se o Brasil quiser  fazer  valer  um  dos  objetivos  fundamentais  da  república  que  é  o  de  “erradicar  a  pobreza  e  a marginalização e  reduzir as desigualdades  sociais e  regionais”  (artigo 3º,  inciso  III da Constituição).

Por  isso o Fórum Nacional Pela Reforma Agrária e  Justiça no Campo está propondo a  realização de um Plebiscito  Popular,  para  que  os  cidadãos  e  cidadãs  deste  país  se  manifestem  sobre  a  necessidade  e  a oportunidade de  se estabelecer um  limite à propriedade da  terra.

Em Sergipe

Em Sergipe o plebiscito acontecerá em várias cidades como Aracaju, Laranjeiras, Itabaiana, Lagarto, Estância e São Cristóvão.

O lançamento do plebiscito acontece na segunda-feira (30/08) com ato pela manhã na praça Fausto Cardoso às 8:00hs.

Na terça-feira (31/08) no campus da UFS em São Cristóvão acontecerá um cortejo pelos corredores (9:30hs) convidando estudantes, professores e servidores para um debate sobre o tema do plebiscito que acontecerá às 10:30hs.

A partir de quarta-feira as urna abrirão em diversos locais, incluindo alguns terminais de integração em Aracaju e a votação será encerrada no dia 07 de setembro. Assim que estiverem disponíveis as informações de onde estarão as urnas e em que dia e horários divulgaremos, fique de olho.

Caso você queira construir o Plebiscito na sua cidades e/ou bairro entre em contato conosco através do email: psol50sergipe@gmail.com

E o PSOL?!

O PSOL apóia integralmente o plebiscito e luta por sua realização e sucesso em todo o Brasil, aqui em Sergipe participamos do seminário estadual que debateu e encaminhou a realização do plebiscito e estamos diretamente envolvidos nas urnas de Aracaju, Estância, Lagarto, Laranjeiras e nos 4 campi da UFS (Saúde/HU, São Cristóvão, Laranjeiras e Itabaiana).
Além disso usaremos parte do nosso espaço na propaganda de rádio e TV para divulgar o plebiscito seguindo o exemplo de Plínio de Arruda Sampaio, nosso candidato a presidente.



Na internet

Existe ainda várias formas de ajudar o plebiscito, seja divulgar esta postagem do blog Sergipe Socialista e/ou clicando e divulgando os links abaixo:
Ouça e divulgue o programa de rádio produzido aqui em Sergipe sobre o Plebiscito:





Divulgue essas informações, vote e construa o plebiscito!
Participe da luta por um Brasil mais igualitário, participe da luta contra o latifúndio e pela Reforma Agrária!

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

TV Plínio PSOL 50

Aqui você vê os vídeos de Plínio feitos exclusivamente para a Internet.

PSOL na TV - Plínio Presidente

Twitaço do Plínio - Sexta 27/08: Nos ajude a derrubar o muro!

Nesta sexta-feira, Plínio de Arruda Sampaio, candidado do PSOL à presidência, entra ao vivo pela Twitcam para debater com quem quiser participar do debate.
Quem tem twitter, pode entrar no chat e mandar as suas perguntas e comentários. Se não tiver ainda, faça e siga @pliniodearruda .
Essa será a 3º vez que Plínio usa o recurso. A primeira vez foi no Twitmício do Renato Cinco 5055, candidato a Dep. Federal pelo Rio de Janeiro, que... foi o primeiro a usar a twitcam na campanha eleitoral e mantém dois programas semanais (assista aqui: http://migre.me/17CRm).
Depois, Plínio entrou em paralelo ao debate promovido pela FOLHA/UOL, no dia 18 de agosto, pois tinha sido excluído desse debate, do qual participaram somente os 3 candidatos chapa branca. Na maior parte do tempo que esteve ao vivo, Plínio teve mais audiência que o Debate Folha/Uol. Chegou a ter 700 viwers a mais, chegando a um público de 2.750 pessoas! (assista aqui: http://migre.me/17D2Z)
É desse jeito que Plínio pretende furar o bloqueio da mídia e dialogar com quem quer debater o Brasil.
Você tem opção. PSOL 50.
Plínio presidente: opção pela igualdade.
www.plinio50.com.br

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Debate: A saúde está doente?

Na próxima sexta (20/08) às 19hs o PSOL/SE faz mais uma reunião de debate programático aberta ao público.
O tema desta semana é "A Saúde está doente?".
O debate acontecerá no Sindipetro AL/SE que fica na rua Siriri, 629.

 Todos estão convidados!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Troféu me engana que eu gosto - Emanuel Cacho

Imagem Meramente Ilustrativa
Antes de mais nada, o cara é do partido mais "Me engana que eu gosto" do Brasil. Um partido que se chama "Partido Popular Socialista" e tá coligado, não só coligado mas "junto e misturado" com os DEMOTUCANOS, no Brasil afora incluindo o Distrito Federal com José Roberto Arruda é uma sacanagem, né não?? Popular e Socialista com João Alves? Com Serra? "Me engana que eu gosto"...
Mas o motivo que nos faz entregar ao Candidato ao Senado por Sergipe Emanuel Cacho (PPS) são as seguintes twitadas do ilustre:


Peraí, o cidadão é o Partido "Popular Socialista" acima citado, coligado com o DEM (de painho ACM e do mensalão do DF)  e solta essa pérola?? Talvez ele esteja mal informado sobre seu partido e sobre seus parceiros e como somos socialista (de verdade) e gente boa, iremos refrescar sua memória:
Isso é só um pouco do que uma simples busca na internet retorna, de onde vieram esses links tem muito mais.
Por ser do PPS que é amigão do DEM em todos os momentos e por estar "revoltado" com a corrupção na política entregamos o Trofeu "Me engana que eu gosto" da semana a Emanuel Cacho.

Estamos recebendo sugestões de políticos a serem "agraciados" com este troféu. Deixe sua sugestão nos comentários ou enviando email para: atamario500@gmail.com ou alexispedrao50500@gmail.com ou marcelio5050@gmail.com

domingo, 15 de agosto de 2010

Esta terça tem PSOL na TV!

Já dizia Carlos Drummond:
"Esse é tempo de partido, tempo de homens partidos. Em vão percorremos volumes, viajamos e nos colorimos. A hora pressentida esmigalha-se em pó na rua. Os homens pedem carne. Fogo. Sapatos. As leis não bastam. Os lírios não nascem da lei. Meu nome é tumulto, e escreve-se na pedra."

Sim, é tempo de partido. E sempre foi. O que muda, nestes anos eleitorais, é a visibilidade que se tem sobre eles.

Dentro disso, é com imensa alegria e caprichadas doses de cansaço que o PSOL anuncia: a partir desta terça (17), começa o horário eleitoral. De segunda a sábado o PSOL pedirá licença para entrar na sua casa e colocará em discussão o nosso projeto socialista para o Brasil. Dentro das próximas horas, estaremos disponibilizando os dias que os nosso candidatos estarão no ar. Mas já adiantamos: esta terça teremos a exibição do programa de Plínio 50 e do nosso Deputado Federal, Marcélio 50500.

É bom saber: para a esquerda, que não é financiada por empresários, não é nada fácil colocar no ar os programas eleitorais. Por isso, pedimos toda atenção ao programa, pois, apesar de simples, temos a certeza de estar colocando um debate que não será ouvido da boca de João Alves e Deda. Aguardem...

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Educação: Análise e Propostas

Na próxima sexta (13/08) às 19hs o PSOL/SE faz mais uma reunião de debate programático aberta ao público.
O tema desta semana é "Educação: Análise e Propostas".
O debate acontecerá no Sindipetro AL/SE que fica na rua Siriri, 615.

 Todos estão convidados!

domingo, 8 de agosto de 2010

Botando uma idéia - Com Alexis Pedrão

Vídeo de apresentação de Alexis Pedrão que traz um pouco de sua trajetória e de suas idéias.

Troféu me engana que eu gosto - Eduardo Amorim

Imagem meramente ilustrativa
Que a aliança com de Deda com Amorim foi a pá de cal que precisava para enterrar a idéia de que o PT é de esquerda todos nós sabemos, mas que o mesmo iria mangar da história daquele que já foi o maior partido de esquerda do Brasil, isso já é demais! Por incrível que pareça na inaguração do comitê do chapão de Deda ele chamou os presentes de "Companheiros de Luta"!
Compartilhamos abaixo o desabafo de um militante petista no twitter sobre o inusitado discurso:
Alguém aí saberia responder de quantas greves Amorim apoiou/participou? De quanto Gritos dos Excluídos? De quantas ocupações de terra e imóveis abandonados? Onde ele estava quando o MOTU foi despejado por duas vezes? Quantas vezes ele usou seu mandato de deputado federal para defender o MST e os movimento sociais sempre criminalizados? As respostas as essas e outas perguntas são óbvias e mostram que absurdo é esse discurso, que pisa na história dos/ muitos/as militantes que dedicaram suas vidas na construção de partidos de esquerda como um dia foi o PT.

Outro fato que o credencia a receber o troféu que lhes "entregamos" hoje foi a traição que o mesmo já fez ao colega de chapa Valadares ao pedir votos em cidades do interior para Albano, esse sim um companheiro de luta (contra os/as trabalhadores/as) de Amorim.

Pela mangação com a antiga história de esquerda do PT e por ser o primeiro vira-casaca desta campanha, o troféu "Me engana que eu gosto" desta semana vai SIM para Eduardo Amorim!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Debate na BAND – Plinio “Brocou”


Como já era esperado o destaque do debate foi o candidato do PSOL Plínio de Arruda Sampaio. Quebrando a mesmice de Serra, Dilma e Marina, Plínio fez de fato um debate político mostrando desenvoltura e ideias para mudar de fato o Brasil, pois propostas fajutas todos mostraram, mas ideias nenhum conseguiu, só o Plínio.

Fugindo de elementos técnicos no qual insistiam os outros candidatos, Plínio mostrou que o debate central é como combater a desigualdade, o real problema brasileiro, e não quantas obras, mutirões e etc dizem que vão fazer e não fazem, afinal alguém acredita que Dilma fará as 6 mil creches que prometeu? Que Serra irá prover a todos cirurgias e enxames que prometeu em todo Brasil se o mesmo não fez em São Paulo? E que Marina irá mesmo fazer uma nova política ambiental defendendo a transposição, Belo Monte e os transgênicos?

Nos dois primeiros blocos Plínio sabiamente fez a mesma pergunta para Dilma e para Serra e demonstrou que existem poucas diferenças entre eles, que eles defendem o latifúndio e não defendem a redução da jornada de trabalho.

Logo depois deu show mostrando que não adianta falar de meio ambiente sem atacar a lógica do lucro  dos capitalistas.

Terminou defendendo a auditoria da dívida contra o calote na dívida social e chamou a todos os brasileiros para derrubar o muro da desigualdade social.

Enquanto os outros queria mostrar que tudo estava bem e só precisava de pequenos ajustes, Plínio mostrou que não se combate a desigualdade com lero lero, enquanto os outros entediaram Plínio “brocou”.

Que venham os próximos debates!

PS: Como somos legais, desejamos sorte aos outros canidatos:

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Debate entre os presidenciáveis - Se você assistir votará no Plínio!

Na próxima quinta às 22hs acontece o primeiro debate entre os candidatos a presidente e Plínio estará presente. Essa é uma ótima oportunidade para que todos vejam porque Plínio é a única opção viável nestas eleições.
Uma opção socialista, séria e coerente: Uma opção pela igualdade!
Se você é a favor da Reforma Agrária, Reforma Urbana, Educação e Saúde 100% públicas e da Redução da Jornada de Trabalho, assista ao debate e veja que somente Plínio tem propostas concretas e compromisso real com esses temas.
Assista o debate com atenção e compare as trajetórias, os partidos e as idéias. Veja que Plínio é o único com idéias, coragem e liberdade de melhorar o país junto com os trabalhadores.
Nem Serra, nem Dilma e nem Marina! Agora é Plínio! Agora é 50!
UPDATE: Veja porque o Plínio será o único diferente neste debate:


quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Ou o Brasil acaba com o Latifúndio, ou o Latifúndio acaba com o Brasil



Falta menos de um mês para o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra. Entre os dias 01 e 07 de setembro, toda a sociedade brasileira terá a oportunidade de dizer se é a favor ou contra a concentração de terras no país, ou seja, se concorda ou não com o latifúndio. Veja o vídeo da campanha.

 Apoie a causa no Facebook: http://www.causes.com/causes/512447/

Fonte: Site da Revista Caros Amigo

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Caminhada de lançamento das candidaturas do PSOL em Lagarto.

A militância do PSOL esteve na ultima segunda dia 02/08 em dialogando com a população lagartense e lançando suas candidaturas naquele município
Os candidatos do PSOL na cidade de Lagarto são: Roque Bomfim (vice-governador), China (Dep. Estadual 50123) e Marcélio (5050)
No próximo domingo dia 08 teremos outra caminhada em Lagarto, desta vez na colônia treze.

Fotos e Vídeos da caminhada em Estância

Esta caminhada aconteceu no dia 24/07/2010 e foi o lançamento da candidatura de Márcio Souza, candidato a deputado estadual.
Márcio é natural de Estância e atua na esquerda estanciana a muito tempo. No PSOL desde a sua fundação esta é a segunda eleição que ele participa, ele já havia concorrido ao cargo de Prefeito de Estância em 2008.O número de Márcio Souza é 50633.





Nesta caminhada nossos candidatos falaram ao povo do bairro Cidade Nova na periferia de Estância. Veja os vídeos:

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

PSOL-SE convida: O que está em jogo nestas eleições?



O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) convida todos e todas a participarem do debate "O que está em jogo nestas eleições?".

O vídeo convidativo é do candidato ao senado Atamário (500), onde convida aqueles que querem debater sobre a importância dos socialistas disputarem as eleições burguesas.

Esta quinta (05.08), às 19h, na rua Bahia esquina com Amapá. Número 1644. Em frente ao galpão do MOTU.

Compareçam todos e todas!

PSOL na internet:
http://sergipesocialista.blogspot.com/
http://www.youtube.com/sergipesocialista

Debate: O que está em jogo nestas eleições?!

sábado, 31 de julho de 2010

Troféu me engana que eu gosto - João Alves

A partir de hoje o Blog Sergipe Socialista irá entregar toda a semana o Troféu "Me engana que eu gosto"! Esse troféu é um prêmio dado simbolicamente a figuras políticas do Estado de Sergipe e do Brasil que pensam que os trabalhadores e trabalhadoras não têm memória nem inteligência e ficam tentando nos engabelar na cara dura.

Imagem meramente ilustrativa.

Em matéria sobre a convenção do DEM(o) no site Click Sergipe a SENADORA Maria do Carmo Alves soltou a seguinte pérola:

D. Maria questionou sobre a administração estadual sem citar nomes e anunciou um pacto que João Alves Filho fez com ela: “o de erradicar a pobreza no Estado de Sergipe, com investimento de recursos no setor social”.


Nunca o povo sergipano recebeu tão grande mangação, afinal "Dr" João já foi Prefeito de Aracaju (1974-1977), Governador 3 vezes (1983-1987), (1991-1994), (2003-2006) e Ministro do Interior (1987-1990), além de ser líder de um bloco no estado que conta com deputados federais, estaduais, senador, vereadores, prefeitos...
E com todo esse "currículo", como todas as oportunidades que tem e teve de fazer um sério debate sobre a pobreza, ele vem agora 36 anos depois do seu primeiro mandato propor um "pacto" pela erradicação da pobreza?? Nas eleições?? Por que não fez esse pacto antes com seu grupo político? Ou a pobreza surgiu esse ano apenas?? E qual a sua autocrítica do porquê não fez antes??
Por isso tudo, não caímos mais nessa conversinha e entregamos ao "Dr" João o Troféu "Me engana que eu gosto"

Este foi o primeiro Troféu "Me engana que eu gosto" muitos outros virão, afinal a criatividade e cara de pau de certos políticos não tem limite, por isso estamos recebendo sugestões de políticos a serem "agraciados" com este troféu. Deixe sua sugestão nos comentários ou enviando email para: atamario500@gmail.com ou alexispedrao50500@gmail.com ou marcelio5050@gmail.com

sexta-feira, 30 de julho de 2010

80 anos de Plinio Arruda Sampaio do PSOL

A história de luta do Candidato a Presidente pelo PSOL: Plínio de Arruda Sampaio!
Você tem opção!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Debate Programático: Reforma Urbana

O partido Socialismo e Liberdade – PSOL/SE realizará na próxima sexta, 30, mais um Debate Público Programático das candidaturas do partido para a disputa eleitoral 2010, com o tema “Reforma Urbana”. O debate será realizado às 19hs no Sindicato dos Petroleiros de Sergipe – Sindipetro, localizado na Rua Siriri, n° 615, centro.

Para expor suas idéias e bandeiras, o PSOL convidou o MOTU para falar sobre o movimento e suas posições sobre o ordenamento urbano em Aracaju, além disso a militância do PSOL está estudando o tema que faz parte de um dos 5 eixos propostos pelo seu candidato a presidente, Plínio de Arruda Sampaio.

“A posse da cidade pelo povo é um tema pouco discutido nas eleições, mas desta vez não queremos deixar que ele passe em branco, afinal a vida das pessoas se dá na cidade e temos que nos apropriar dela e de seus rumos”, afirma Alexis Pedrão candidato a Deputado Estadual.

Este é o terceiro de uma série de debates que acontecem todas as sextas feiras. Estes debates são abertos ao público e, segundo a direção do partido, servem para construir e ampliar bases programáticas de forma democrática com a militância e simpatizantes do PSOL e seus candidatos

Divulgue e Acompanhe nossas campanhas

Para romper o bloqueio da mídia tradicional, as dificuldades financeiras e usar as novas tecnologias para estar mais próximo do eleitor fazendo o debate programático, as campanhas do PSOL estão usando as redes sociais como uma das principais formas de divulgação de suas idéias.

Veja como nos encontrar e divulgar nossas candidaturas nas redes sociais:

Para divulgar nossas candidaturas através da foto do twitter siga os seguintes passos:






Para divulgar nossas candidaturas em outras rede sociais como o Orkut, MSN..., incluindo o twitter, acesse o link abaixo e siga os passos lá indicados:


E para acompanhar, divulgar, debater e criticar nossos candidatos veja como encontra-los:
Pronto, agora é só nos seguir e divulgar nossas idéias e assim construir propostas socialistas para Sergipe!

terça-feira, 27 de julho de 2010

Cotas: Os avanços e desafios desta política em Sergipe

Recentemente, a política de cotas foi aprovada pela Universidade Federal de Sergipe. Mesmo sem exigência legal (as universidades públicas não são obrigadas por lei a adotar o sistema de cotas) e com pouca mobilização da sociedade civil, o primeiro vestibular que englobou esta forma diferenciada de acesso aconteceu e tem gerado uma série de polêmicas e reflexões sobre o futuro da educação básica e superior.

Foram escritos muitos textos e artigos, debates em reconhecidos meios de comunicação, manifestações contra e a favor (fora e dentro da universidade) e até mesmo ações na justiça para reverter o quadro ou questionar possíveis erros na seleção dos aprovados. A poeira parece ter baixado, assim como aconteceu com muitas instituições superiores pelo Brasil, mas algumas inquietações e dilemas continuam a preocupar a militância em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade e a classe trabalhadora e negra, principal alvo da política afirmativa.

A política de cotas, enquanto paliativo que é, deve, para se fazer efetiva, acompanhar um investimento maciço de verbas na educação básica pública e uma assistência estudantil copleta permitindo que o jovem carente possa estudar e dedicar seu tempo realmente à construção do conhecimento. A assistência estudantil, também chamada de política de permanência, é um direito e serve principalmente no combate aos altos índices de evasão escolar. Sem estes dois pilares de sustentação as cotas assumem apenas uma simbologia de ascensão social do indivíduo e tornam-se uma “bonita” propaganda de inclusão social. Nada, além disso.

Nesse sentido, ao confrontarmos a nossa concepção de cotas com a realidade, o choque é inevitável. As escolas públicas estaduais imploram por mais verbas e condições adequadas de ensino-aprendizagem e a UFS não consegue nem cumprir as metas básicas do governo federal de assistência, como a moradia estudantil, o restaurante em todos os campi e as creches para as mães. Conclusão: do jeito que as coisas estão caminhando, daqui a 10 anos, prazo legal estabelecido para avaliação do impacto das cotas na UFS e na sociedade Sergipana, teremos a mesma situação que queremos combater no presente. Por um lado, uma escola pública defasada para a concorrência do vestibular. Por outro, índices de abandono cada vez maiores, pois não há como se manter na universidade sem moradia, alimentação, livros, transporte, entre outros.

Além disso, se queremos fazer um debate qualificado sobre as cotas e seus desafios, temos de denunciar a seletividade do vestibular. Mesmo com as cotas, todos os anos mais de 20.000 pessoas ficam de fora da universidade. Não há vagas para todos e isso é um grave problema social. O Estado não é capaz de ofertar uma educação pública para a população. Por isso somos obrigados a ver cursinhos privados com turmas especiais para os cotistas, pois a concorrência não foi eliminada do acesso. Também por estas razões as universidades privadas não param de crescer transformando a educação em mais uma mercadoria de simples compra e venda e ofertando o diploma a quem puder pagar as absurdas mensalidades. Enriquecem os empresários, empobrece o trabalhador.

Por fim, pensamos que a perspectiva dos estudantes cotistas deve ser a organização autônoma e combativa. Não acreditamos que as vitórias se deram sem a luta política. As cotas não foram um presente de um bom governo e um bom reitor, mas antes de tudo uma luta travada durante muitos anos pelos movimentos sociais, reivindicando igualdade material aos que sempre estiveram excluídos dos espaços de poder da sociedade, como é o caso da universidade pública. Se quisermos o fim do vestibular para um livre acesso do povo à universidade, se quisermos mais verbas para a educação pública e se quisermos uma assistência estudantil digna, precisamos ir à luta!

O horizonte para os estudantes cotistas que ultrapassaram o “muro universitário” está situado na emancipação dos homens e mulheres e na transformação da sociedade. Não entramos na universidade para superar individualmente a nossa condição social. “Subir na vida” e esquecer de onde viemos. Pelo contrário. O sentido dos cotistas na universidade consiste na orientação do conhecimento científico a favor de quem mais precisa dele. O povo oprimido. Esta tarefa só será cumprida se estivermos organizados e independentes. Nossa palavra de ordem será então: “Sim às Cotas! Por um conhecimento crítico e uma universidade a serviço da classe trabalhadora!”

sábado, 24 de julho de 2010

Os trabalhadores e a juventude querem ter voz ativa!

Contra a criminalização da pobreza e dos que lutam por direitos!
Por Alexis Pedrão
Candidato a Dep. Estadual 50500


Reivindicar direitos é uma prática constante na nossa sociedade. Num mundo onde segundo dados da ONU em 2010, cerca de 1,2Bi de seres humanos passam fome ou vivem em situação de desnutrição, isto é, uma a cada seis pessoas passam por essa situação todos os dias, é bastante compreensível que não fiquemos parados. Rebelar-se, mais que uma vontade de mudar as coisas, é uma necessidade. A agonia social não pode mais continuar. É preciso enfrentar o sistema.

Esse é o sentimento de miseráveis, oprimidos e trabalhadores de todo o mundo. As lutas são várias e vão desde água, comida e moradia, até melhoria dos salários, vagas na escola pública, combate ao racismo, defesa do meio-ambiente e tantas outras manifestações políticas. Entretanto, como não poderia deixar de ser, o capitalismo é permeado de contradições insolúveis. O mesmo Estado Democrático de Direito que deveria fornecer direitos sociais para todos e não o faz, é o mesmo que reprime a população quando esta procura pela ação direta – pois já está cansada de esperar os poderes estabelecidos – a efetivação, a conquista de seus direitos.

No Brasil e em Sergipe esse paradoxo é seguido à risca. E por isso precisamos resistir e denunciar esses abusos. A burguesia não seguirá impondo suas políticas sem o nosso combate. Utilizaremos bem o curto espaço destas eleições para “botar a boca no trombone”. Não nos esquecemos das inúmeras greves consideradas ilegais pelo Tribunal de Justiça, inclusive a do SINTESE – o maior sindicato do estado – que foi tornada ilegal a partir de um pedido do Governador e julgada pelo seu cunhado. Estamos aqui para relembrar a desocupação truculenta do MOTU no kartódromo da av. Maranhão e das invasões absurdas na comunidade do Pantanal na zona sul da capital, realizadas pela polícia.

Não nos calaremos diante de mentiras de que agora o governo é de todos quando a nossa militância responde inquérito na polícia federal simplesmente porque se organizou para pedir um plebiscito sobre a aprovação do REUNI na UFS. Eles preferiram aprovar nas férias com alguns poucos conselheiros. Estamos com as torcidas organizadas que tem a certeza de que houve mudança. Mas para pior. Pois hoje elas estão impedidas de entrar e fazer a festa no Batistão. Ora, quem são as torcidas organizadas senão jovens e negros, da periferia, em sua grande maioria? Também não concordamos com a violência nos estádios e no futebol, mas negar o acesso da juventude a uma de suas poucas opções de lazer não nos parece o melhor caminho.

Por todas essas questões e muitas outras afrontas aos direitos do povo pobre, dizemos: O PSOL e suas candidaturas são contra a criminalização e perseguição aos movimentos sociais e o conjunto dos lutadores! Contra a criminalização da pobreza! Essa será uma de nossas bandeiras mais fortes, porque os poderosos podem até boicotar os nossos direitos, mas seguiremos firmes na batalha, pois nunca calarão a nossa voz!

"En la lucha de clases, todas las armas son buenas: piedras, noches, poemas."
Leminski

segunda-feira, 19 de julho de 2010

1º debate programático da campanha: "Avaliação do Governo Deda" - Relatos e Videos



Na última sexta-feira a militância do PSOL e simpatizantes se reuniu no Sindipetro para fazer o primeiro debate programático da campanha e o tema foi "Avaliação do Governo Deda".

O facilitador do debate foi Heitor Pereira, presidente do PSOL que começou falando das relações de classe em Sergipe partindo da industrialização até o surgimento do PT. Veja o Vídeo >>

Logo após falou sobre a burguesia sergipana e suas relações, sobretudo no que toca o recebimento de recursos federais. Veja o Vídeo >>

Por fim ele fala da reações dos trabalhadores frente ao governo Deda que eleito sob o lema da mudança não mudou muita coisa. Veja o Video >>

E concluiu com as tarefas que a esquerda tem para esse período eleitoral. Veja o Vídeo >>

Durante o debate, depois da explanação inicial, Heitor ainda complementou sua intervenção e falou sobre:
Além de Heitor outros militantes se manifestaram. Márcio Souza, candidato a deputado estadual pelo PSOL (50.633), falou da nossa luta, que deve ser pautada em direitos e não no consumo. Veja o Vídeo >>

A candidata a governadora pelo PSOL/SE professora Avilete se manifestou sobre alguns temas:

Já o estudante Vinícius (Doug) fala sobre a diferença entre poder e governo e as questões de classe que permeiam essa diferença. Veja o Vídeo>>

Finalizando o debate, o vice presidente do PSOL/SE, Odair fala das tarefas que o PSOL terá que cumprir nesse período de eleições. Veja o Vídeo >>

O próximo debate será na sexta-feira (23/07) às 19hs no Sindipetro e o tema será Reforma Agrária. Contamos com a participação de todos/as.

domingo, 18 de julho de 2010

Todo apoio à luta do MOTU!

Neste final de semana 250 famílias foram despejadas da ocupação “Almir Bezerra” que acontecia  no bairro Coroa do Meio em Aracaju. Depois de serem expulsos de de um Flat abandonado a 12 anos os sem-teto permaneceram acampados na rua em frente ao Flat, pois não tinham para onde ir.

Não satisfeita com a omissão que fez com que essas pessoas nunca tivessem acesso a casas, a Prefeitura Municipal de Aracaju  pediu na justiça a desobstrução de parte da Av. Mário Jorge onde estavam os Sem-Teto. No final da tarde do sábado a PM chegou de forma truculenta aterrorizando e querendo cumprir a decisão judicial a qualquer custo, as famílias resistiram por 24hs até que em assembleia, na terde deste domingo, decidiram se retirar do local mas manter a mobilização.

Nossas candidaturas prestam solidariedade como os/as lutadores/as do MOTU pela sua luta e resistência e nos colocamos a disposição para divulgar as ações deste aguerrido movimento, por isso Atamário e outros militantes e apoiadores do PSOL estiveram no local resistir e lutar juntamente com o MOTU

Nos solidarizamos pois o direito a moradia é um dos mais desrespeitados em nosso país e em nosso estado, direito esse que é negado aos militante do MOTU que ocuparam um hotel abandonado a 2 anos e até hoje estão mal alojados em galpões que não oferecem a mínima condição de moradia Nos solidarizamos pois em Sergipe o deficit habitacional é de 16% (mais 92mil casas) [1] e o governo que se diz “da mudança” nada faz para dar dignidade às mais de 92 mil famílias sergipanas que não tem casa própria e que hoje estão simbolizadas pelo bravo MOTU.

Em breve divulgaremos nossas propostas para as questões do Deficit Habitacional e Reforma Urbana.

Todo apoio à luta do MOTU.
Resistiremos até o fim e Venceremos!
Somos todos Sem-Teto!
Somos todos MOTU!

Fontes:
[1] http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/03/25/ult5772u3355.jhtm

Acompanhe a luta do MOTU:

sexta-feira, 9 de julho de 2010

MANIFESTO: Uma alternativa de voto Socialista nestas eleições

Um convite aos camaradas de luta,

As eleições de 2010 já estão “na boca do povo”. É um momento importante para a democracia burguesa na renovação dos dirigentes a frente do Estado. Mudam-se as pessoas, mas não se altera a lógica de funcionamento. Isto é, as eleições têm servido apenas para que os trabalhadores acreditem estar decidindo o seu futuro, quando na verdade ficamos trancafiados na falta de perspectiva da organização de classe, pois neste jogo dos exploradores, a historia nos ensina que os oprimidos nunca tiveram vez e não será através das eleições que transformaremos nossas dificílimas condições de vida. Eis que nos perguntamos: Então porque o PSOL está participando destas eleições? Quais as tarefas dos socialistas?

Num momento de forte individualismo, índices absurdos de violência, graves catástrofes ambientais, forte desemprego, fome, trabalho escravo e tantas outras mazelas sociais, não passa por nossa prática a naturalização da barbárie capitalista. É preciso agir!

Mesmo com um forte descrédito na esquerda, muito por conta da trágica experiência do PT que se vendeu para os patrões em nome da governabilidade e da conciliação de classe, e com a dificuldade em discutir o socialismo enquanto projeto histórico que supere o modo capitalista – que prova a cada dia que não deu certo, nem poderá solucionar nossos problemas, pelo contrário, somente agrava mais o quadro – estamos firmes nos nossos objetivos. Nesse momento, a população é levada a prestar atenção na “política” para dar uma certa “legitimidade” ao processo. Mas não podemos permitir que somente os capitalistas apareçam sozinhos com seus projetos, e muito menos como “alternativa” para a nossa classe.

As candidaturas que apresentamos nesse manifesto, são candidaturas de um setor que faz luta cotidiana e atua no Brasil todo, são candidaturas que querem discutir as melhorias salariais e a situação do emprego, a estrutura fundiária do nosso Estado e a necessidade da reforma agrária, a expansão com qualidade das vagas na universidade pública, a reestruturação da saúde pública, a perseguição aos que lutam por direitos, entre outros temas que tocam o cotidiano da classe trabalhadora. Isto para nós, é urgente e se combina com a discussão do socialismo se for feita de maneira a chegar na raiz do problema. Não é uma questão abstrata e distante de nós, mas antes de tudo uma necessidade. Sabemos que as reformas e as conquistas pontuais são válidas se conseguirmos atacar o centro do capitalismo e avançar a consciência e organização da classe trabalhadora.

Em Sergipe, não há governo da mudança, mas de conciliação com os exploradores!
Não há capital da qualidade de vida para os trabalhadores, mas para os empresários!

Isto afronta os trabalhadores da educação que ganham um mísero salário mínimo. Não se encaixa na realidade da juventude humilhada constantemente pela polícia. Os moradores do Santa Maria e do Coqueiral em Aracaju, de Lagarto, Estância, Laranjeiras, Maruim e de tantas localidades e municípios atingidos pela chuvas e pela falta de uma política séria de habitação e saneamento básico. Até quando os moto taxistas ficarão sem a sua profissão regulamentada por simples conivência do estado com as empresas de ônibus, negligenciando as necessidades da população trabalhadora?

Não podemos fingir que não estamos vendo greve após greve ser decretada ilegal. A escola e a saúde públicas caindo aos pedaços, a mídia nas mãos de poucas famílias, como a Franco, os abusos nas penitenciárias e tantos outros problemas que atingem os sergipanos. E mesmo assim, boa parte dos lutadores e sonhadores continuam iludidos e reféns do projeto PT e Pc do B. Nosso papel é escancarar essas contradições e propor num diálogo franco as nossas propostas.

O objetivo principal dessa campanha é contribuir na organização autônoma da nossa classe. Organizar núcleos de bairros, manifestações e articular a resistência ao projeto do capital em todas as suas instâncias, desde federal, estadual à municipal.

Por isso estamos abertos e convidando ao diálogo com os movimentos sociais e com os lutadores, pois este é o nosso foco. Será uma campanha com poucos recursos e com bastantes barreiras a se vencer. Mas uma campanha aguerrida que sente o peso da nossa tarefa histórica. Com uma militância combativa, que não se retira da luta, que com cara de juventude tentará cumprir o seu papel de trazer a discussão do socialismo para Sergipe.

Por um Sergipe socialista!

Assinam este manifesto:

Atamário – 500 - senador
Marcélio da Prestação – 5050 – deputado ferderal
Alexis Pedrão -50500 – deputado estadual

Heitor Pereira - Petroleiro/Presidente do PSOL-SE
Dalvacir Azevedo - Previdenciária/Diretório Estadual do PSOL-SE
Mike Gabriel - Estudante/Diretório Estadual do PSOL-SE
Leandro Sacramento (Pel) - Estudante/Diretório Estadual do PSOL-SE
Sharlene Prata - Funcionária Pública/Licenciada em História/Diretório Municipal do PSOL-AJU
Vaneide Dias - Licenciada em História/Diretório Municipal do PSOL-AJU
Cleidson Carlos (Cleidinho) - Estudante
Joana Carvalho de Jesus - Estudante
Vinicius Oliveira (Doug) - Estudante
Caio Cesar - Estudante
Fernando Correia - Estudante
Willian - Estudante
Breno - Estudante
Mayra Alves -Estudante
J. D. Nascimento - Estudantes
Danilo Bezerra - Estudante/Diretório Estadual do PSOL-SE
Laiany Santos - Estudante de Geografia e Artista circense
Pedro Alves "Pedrão" - Estudante/Coordenador Nacional da ENECOS.
Romero Venâncio - Professor da UFS
João Paulo Silva Santana - Advogado
Rafael Aragão - Estudante
Thiara Camera - Estudante
Danilo Vilela - Estudante
Alessandra Santos da Graça - Trabalhadora da Fundação Hospitalar de Sergipe/Estudante
David Pimentel - "Geógrafo do agora"
Aline Castelo Carneiro - Estudante
Jean Prestes - Estudante
Francis Luiz Santos Caldas - Biólogo/Estudante de pós-graduação da UFS
Fabíola Fonseca Almeida Gomes - Bióloga
Vanessa Paloma - Geógrafa
Jully Anne Fonsêca Silva - Administradora e Publicitária
Beatriz Cerveira Lueska - Graduanda de museologia
Jonas Santos de Jesus - Professor
André Vasconcelos Teles - Aux. Administrativo
Wagner(Guinho)- Estudante de Biologia/UFS
Irlan Simões - Estudante de Comunicação e Socialista
Henrique Maynart - Estudante e Comunicador popular
Paulo Pontes - Estudante
Alisson Sampaio - Estudante
Alícia Rodriguez - Professora

Assinaturas de camaradas de outros Estados

Saulo Carvalho - Professor do Ensino Básico da rede pública do Estado de São Paulo, Militante da APEOESP e candidato a Dep. Federal pelo PSOL núcleo de Bauru-SP
Marcio Francisco - socialista de Ribeirao Preto/SP
Cesar Fernandes - Estudante/CONEP/DCE UFPR/PSOL Curitiba
Mateus Novaes - Estudante de Filosofia/candidato à Deputado Federal (PSOL/SP).
Rita Mendes - Comitê de Cultura da campanha Plínio Presidente
Valério Paiva - Jornalista/militante do PSOL-SP
Alexandre Dornelles - Jornalista/Diretório estadual do PSOL-RS
Givanildo M. da Silva - Militante de Defesa dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente/ Militante do PSOL-SP
Viviane Campezate - Militante Núcleo PSOL Butantã - São Paulo/SP
Ciro Oliveira - Funcionário público federal UFSM/Diretório Municipal do PSOl Santa Maria-RS


Junte-se a nós, assine esse manifesto enviando email para atamario500@gmail.com e/ou comentando esse post.